1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

Sistema FIESC implantará instituto de tecnologia em Jaraguá do Sul

27 de junho de 2012
Sistema FIESC implantará instituto de tecnologia em Jaraguá do Sul

Apresentação será realizada pelo presidente da entidade, Glauco José Côrte, no Workshop Internacional de Eletroeletrônica, nesta quarta-feira (27)

Florianópolis, 26.6.2012 – O presidente do Sistema FIESC, Glauco José Côrte, apresenta, nesta quarta-feira (27), os detalhes do novo Instituto SENAI de Tecnologia (IST) em Eletroeletrônica, que será instalado na unidade da instituição em Jaraguá do Sul.

Côrte participa da abertura do Workshop Internacional de Eletroeletrônica, a ser realizado na Sociedade Cultura Artística (SCAR – rua Jorge Czerniewicz, 160 – bairro Czerniewicz), às 19 horas. O próprio evento, que prossegue na quinta-feira, é uma das atividades preparatórias à implantação do IST.

O IST representa um aperfeiçoamento do SENAI em Jaraguá do Sul, que se tornará referência em geração de energias renováveis e em eficiência energética. Este será um dos oito institutos de tecnologia a serem instalados em Santa Catarina nas unidades do SENAI.

Workshop Internacional

O Workshop contará com palestras de especialistas do Brasil, Alemanha e Colômbia e discutirá alternativas energéticas renováveis – como eólica, solar e hidrocinética. O evento se inicia com a palestra do engenheiro Eduardo Soriano, coordenador de tecnologia e inovação em energia do Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação (MCTI) sobre o plano energético do país para 2030. Soriano deve detalhar as diretrizes e tendências do setor de energia no Brasil e no mundo para as próximas duas décadas.

No dia 28, o engenheiro Charles de Aquino Amorim, da Weg, de Jaraguá do Sul, falará sobre geração de energias renováveis e eficiência energética, tema que pode contribuir para a redução de desperdícios industriais. Motores novos de alto desempenho podem alcançar 96% de eficiência, contra equipamentos antigos que não chegam a 75% de rendimento. A troca dos equipamentos é um investimento que se paga em pouco tempo e pode resultar em economia na fatura de energia elétrica.

Oportunidades de aumento da competitividade, por meio da conservação e eficiência energética ou pela inovação serão discutidas pelo diretor-adjunto do SENAI em Jaraguá do Sul, Michael Eberle Siemeintcoski. Ele apresentará produtos e serviços da instituição, que incluem consultorias em conservação de energia e eficiência energética.

Além disso, Siemeintcoski falará sobre pesquisa aplicada em geração, transmissão e distribuição de energia elétrica (eficiência, energia solar e hidrocinética), tração elétrica (ônibus, caminhões e carros) e componentes eletroeletrônicos (ensaios laboratoriais, metrologia, isolantes, eletrodomésticos, equipamentos biomédicos).

A relação custo-benefício na geração e a eficiência de energias alternativas serão discutidas nas palestras dos engenheiros Levi Souto Júnior, da Tractebel Energia, e Marco Polo Nempeque, do SENA Tecnoparque, da Colômbia. Souto tratará de energia solar e, na sequência, Nempeque apresentará a experiência colombiana de geração de energia hidrocinética em propriedades rurais.

A energia hidrocinética consiste na implantação de turbinas nas correntezas normais dos rios, sem a necessidade de grandes reservatórios. Contudo, também tem potencial menor que o das hidrelétricas.

Por fim, Hans Kyling, do Instituto Fraunhofer para Sistemas de Energia Solar, da Alemanha, tratará de tecnologias de controle de conversores diretos e híbridos em turbinas eólicas modernas. O tema engloba tecnologias embarcadas para construir o conversor eletrônico para controlar a geração de energia elétrica a partir das correntes de vento.

Sistemas de controle são necessários na geração de energia eólica e hidrocinética, para compensar as variações de intensidade do vento ou das correntezas dos rios.

Informações adicionais sobre o Workshop Internacional SENAI de Eletroeletrônica podem ser obtidas por meio do SENAI On Line (0800 48 1212) ou o site www.sc.senai.br/maiscompetitividade

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: