1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

Tigre introduz na construção civil primeiro produto feito com plástico verde.

16 de março de 2012
Tigre introduz na construção civil primeiro produto feito com plástico verde.

Empresa cria “Grelha Ecológica” feita de polietileno de fonte 100% renovável

A Tigre, multinacional brasileira líder na fabricação de tubos, conexões e acessórios no país, firmou uma nova parceria com a Braskem, para a compra de polietileno verde de fonte 100% renovável – o etanol. A Braskem é a empresa líder das Américas em produção de resinas termoplásticas e maior produtora mundial de biopolímeros. O plástico verde está sendo utilizado na fabricação da nova linha de grelhas, que passa a ser chamada de Grelha Ecológica Tigre, lançada neste mês.

Esse avanço a posiciona como a primeira empresa brasileira a trazer um produto com plástico sustentável na construção civil. Além disso, a empresa investirá na renovação das embalagens desses produtos e em todas as peças no PDV, utilizando o plástico de origem renovável produzido pela Braskem. A Tecnisa é a primeira construtora a adquirir três mil unidades para instalação em seu empreendimento Viverde, em São Paulo.

“Esse investimento na nova linha de grelhas mostra que estamos abrindo estratégias diferenciadas a partir da política de sustentabilidade da empresa, reestruturada no final de 2011”, explica Paulo Nascentes, vice presidente de Tubos e Conexões da Tigre. A principal premissa da política é a sustentabilidade integrada ao modelo de gestão e está baseada em cinco eixos de atuação: Sustentabilidade Atrelada ao Produto; Construção Sustentável; Envolvimento com a Sociedade; Desenvolvimento Humano; e Compromisso Ambiental.

“Participar deste projeto junto com a Tigre é uma iniciativa muito importante para a Braskem, já que apoiamos nossos parceiros no compromisso com a promoção da sustentabilidade”, ressalta Marcelo Nunes, diretor do Negócio de Químicos Renováveis da Braskem.

A Tecnisa participou ativamente desde o início do processo dessa parceria contribuindo para o sucesso desta iniciativa. “O resultado da interação da construtora com outros agentes da cadeia produtiva foi essencial para o desenvolvimento de produtos mais sustentáveis”, explica Daniel Dziegiecki, Diretor de Suprimentos da Companhia.

A nova linha possui dois formatos (redondo e quadrado) em duas cores (branco e areia). O selo “Eco Tigre” ficará estampado na embalagem para mostrar ao consumidor que o produto foi feito com matéria-prima sustentável, ou seja, utilizou o etanol da cana de açúcar para a produção do polietileno. O plástico verde tem como principais características ser de fonte renovável e absorver CO2 da atmosfera – gás causador do efeito estufa – durante o seu processo produtivo.

A nova campanha publicitária da Tigre, prevista para ir ao ar no dia 11 de março, já anuncia em um de seus filmes e nas peças para PDV (Ponto de Venda) as novas grelhas, reforçando os valores de inovação e sustentabilidade da marca.

Para comunicar o novo produto, além da campanha, a página da empresa no You Tube (youtube.com.br/tigre) trará dicas de instalação. O conteúdo didático e prático sobre a grelha também passa a fazer parte do programa de capacitação da Tigre para os profissionais.

Em São Paulo, o empreendimento Viverde, da Tecnisa, receberá três mil grelhas. O condomínio, a ser entregue em abril de 2012, possui cinco torres de 25 andares cada, construídas em um terreno com mais de 20 mil m². O nome faz jus ao lugar onde está localizado, aos pés da Serra da Cantareira, um lugar com muito verde.

Investimentos

A Grelha Ecológica não é o primeiro produto no portfólio Tigre a ter um apelo sustentável. A empresa tem desenvolvido produtos que são mais amigáveis ambientalmente. Abaixo alguns exemplos:

• Em 2010, a empresa lançou o Adesivo que emite menos solventes quando aplicado, tendo adquirido o selo Low-VOC. Os adesivos servem para juntar um tubo de PVC ao outro ou uma conexão;

• Tubos para condução de água quente (Aquatherm) com baixo valor de condutibilidade térmica, garantindo eficiência e economia dos sistemas de aquecimento de água;

• Caixa de Gordura estanque e impermeável, em substituição às caixas convencionais de alvenaria, garantindo proteção quanto a vazamentos, infiltrações e contaminação de solos e lençóis freáticos;

• Linha de tubulações flexíveis (PEX), minimizando a necessidade de material na obra e reduzindo desperdício na obra (entulho).

SOBRE A TIGRE

A Tigre atua nos mercados Predial, de Infraestrutura, Irrigação e Indústria e foi fundada em 1941. Possui nove plantas no Brasil, incluindo fábrica de pincéis (Pincéis Tigre), perfis de PVC (Claris) e acessórios (Plena) e 12 no exterior (Argentina, Bolívia (2), Chile (3), Colômbia, Equador, Peru, Estados Unidos, Paraguai, Uruguai). Conta com 6.719 funcionários e fabrica mais de 450 mil toneladas de produtos anualmente. A receita bruta em 2010 foi de R$ 2,6 bilhões.

SOBRE A BRASKEM

Com 35 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a empresa produz anualmente mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos.

SOBRE A TECNISA

Com 34 anos de atividade, a TECNISA é uma das maiores empresas do mercado imobiliário brasileiro,  está entre as cinco maiores do mercado paulistano e atua de forma integrada (incorporação, construção e vendas).

Fonte: Tigre / Braskem

 
 


somos afiliados: