1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

INTERPLAST 2010

07 de dezembro de 2010
INTERPLAST 2010

Destaque para soluções voltadas à preservação do meio ambiente, redução de consumo de energia e melhoria dos processos.

A Interplast 2010, sexta edição da Feira e Congresso Nacional de Integração da Tecnologia do Plástico, principal evento do segmento realizado neste ano na América Latina, é cenário de grandes lançamentos para a indústria de transformação.

A feira acontece nos dois pavilhões da Expoville, em Joinville/SC, de 23 a 27 de agosto, reunindo expositores de máquinas, periféricos, matéria-prima e serviços de seis estados brasileiros e outros sete países – Alemanha, Canadá, EUA, China, Taiwan, Argentina e Turquia.

Realizada a cada dois anos pelo Sindicato da Indústria de Material Plástico do Estado de Santa Catarina (Simpesc) e organizada pela Messe Brasil, a feira vem sendo ampliada a cada edição.

Em 2010, o número de expositores cresceu 25% em relação a 2008 e chega a cerca de 500 empresas. Os 20 mil m² de área ocupada também são 12% superiores à edição anterior.

A estimativa dos organizadores é que o número de visitantes ultrapasse os 25 mil de 2008 e deva chegar a 30 mil em 2010, entre visitantes de todos os estados brasileiros e internacionais, vindos principalmente da Europa e América Latina.

Entre as soluções apresentadas na feira destacam-se as inovações para o desenvolvimento tecnológico do plástico aliado ao uso sustentável dos recursos naturais, em especial a redução do consumo de energia elétrica, reciclagem de plástico e inovações em matéria-prima.

A feira reúne expositores do segmento, permitindo uma avaliação dos recursos disponíveis no mercado e do que é mais vantajoso para o processo produtivo de cada organização, possibilitando o intercâmbio de tecnologia.

Dessa forma a Interplast cumpre a missão de promover a renovação contínua do parque fabril das empresas do Sul do Brasil, fundamental para manter a competitividade e o desenvolvimento industrial, afirma Richard Spirandelli, gerente de Marketing da Messe Brasil.

Para Albano Schmidt, presidente do Simpesc, a Interplast é uma oportunidade para capacitação dos profissionais e de estabelecer um debate aberto e produtivo em relação às questões que afligem as empresas.

Estamos lutando para buscar a equiparação das alíquotas praticadas na construção civil, também para os produtos plásticos destinados ao setor.

Nada mais justo para que a indústria plástica brasileira possa buscar índices de competitividade que nos permitam continuar concorrendo com fabricantes do mundo inteiro, defende Schmidt.

A busca por vantagens comparativas com as concorrentes externas também é defendida pela Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast).

Lutamos pela isonomia do IPI de resinas e produtos acabados com materiais sucedâneos, aumento do prazo para recolhimento de impostos, mais acesso a financiamentos e a juros iguais aos dos concorrentes internacionais, e taxas de câmbio que estimulem exportações e não reduzam a importação de produtos acabados, comenta José Ricardo Roriz Coelho, do conselho de administração da Abiplast.

Cintec 2010 Plásticos reúne tecnologia e conhecimento

Tendo como foco a inovação, o conhecimento e a integração entre os profissionais da indústria e da academia, a Sociedade Educacional de Santa Catarina (Sociesc) realiza durante a Interplast 2010 mais uma edição do Cintec Plásticos – Congresso de Inovação Tecnológica.

O evento ocorre de 24 a 27 de gosto e sua programação conta com 19 palestras técnicas, duas delas internacionais, ministradas no auditório da Expovile (a tarde).

Contempla, ainda, debates técnicos e quatro mini-cursos que serão ministrados na Sociesc Marquês de Olinda (pela manhã).

O Cintec 2010 Plásticos reúne empresários, especialistas e estudantes para discutir tendências, sustentabilidade, inovações e reciclagem no setor plástico.

Em dez anos de realização o Cintec construiu uma história de sucesso que pode ser dimensionada por meio de números significativos: 6.000 congressistas, 500 palestrantes e 580 horas de conhecimento.

Para garantir os índices de crescimento e de qualidade, o Congresso é certificado pelo sistema da qualidade ISO 9001/2008.

A programação de palestras técnicas abre no dia 25 de agosto com Caminhos Sustentáveis – A trajetória da Inovação e Tecnologia, com o gerente de Gestão Estratégica da Inovação da Braskem, Antonio Carlos Petersen Xavier apresentando o caso de sucesso da maior petroquímica das Américas e terceira maior produtora de polipropileno do mundo.

Na grade também estão temas como Sustentabilidade na Indústria Química, com o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Dow na América Latina, e Reciclagem Energética dos Plásticos – uma solução para o lixo urbano, com o presidente da Plastivida Instituto Sócio-Ambiental do Plástico, Francisco de Assis Esmeraldo.

A Associação Brasileira de Máquinas (Abimaq) participa do evento com a palestra Defesa Comercial. Outros temas, com excelentes profissionais estão previstos na programação.

Além de 19 palestras técnicas realizadas na Expoville, a programação do Cintec 2010 Plásticos conta com quatro mini-cursos com objetivo de capacitar os profissionais da área de plásticos: Tecnologia de Elastômeros, Avaliação do Ciclo de Vida de Produtos, Modificação de polímeros: estratégias e implicações e Biopolímeros.

Todos os mini-cursos serão ministrados na Sociesc Marquês de Olinda, com carga horária de 8 horas.

No dia 27 de agosto, às 17h40, a Sociesc lançará no Cintec 2010 Plásticos a Patente de um produto para deficientes visuais.

Fruto de um projeto de extensão interdisciplinar dos Cursos de Engenharia de Produção Mecânica, Tecnologia em Design de Produto e Engenharia de Plástico, o projeto é pioneiro no País. Informações e inscrições www.sociesc.org.br/cintec .

Workshops focam melhorias e novidades para o segmento

A programação de workshops abre na segunda-feira, dia 23 de agosto, das 16h30 às 18 horas, no auditório da Expoville, com o tema Vistamaxx, apresentado por Antônio Tardivo, da empresa quantiQ.

O Vistamaxx é um copolímero com atributos únicos de elasticidade, suavidade, resistência, flexibilidade e adesão a vários tipos de resina, propriedades aliadas à facilidade de processamento.

Os sindicatos do setor plástico de SC, RS e PR reúnem-se numa mobilização e organização do setor de reciclagem.

As entidades defendem a imediata isenção do IPI para produtos reciclados – Projeto de Lei PLS 510/2009, entre outras demandas para incentivar e recuperar o setor de reciclagem.

O evento está agendado para 24 de agosto, das 9 às 12 horas, no auditório da Sociesc. O workshop conta também com palestras sobre a nova lei de resíduos sólidos, projeto de lei para reciclados e pesquisa e dados do setor de reciclagem.

O Núcleo de Usinagem e Ferramentaria da Acij (Nuferj) e a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq) debatem o tema Importação de moldes novos e usados.

O objetivo é analisar as portarias 084/10 e 08/91 que regulamentam a importação de ferramentarias e propor ao governo mudanças para a manutenção da competitividade das empresas brasileiras.

As mudanças são uma questão de sobrevivência para as empresas no mercado. Caso não ocorram, as ferramentaria brasileiras em poucos anos podem ser extintas do mercado, comenta Darceo Schulz, presidente da Nuferj.

Somente na região de Joinville, o número de ferramentarias chega a 450. A reunião/workshop está agendada para 24 de agosto, das 14h30 às 16h30, no auditório da Expoville.

O Sindicato da Indústria de material Plástico no Estado de Santa Catarina (Simpesc) realiza workshop O novo cenário da indústria petroquímica no Brasil e os desafios para o setor plástico, dia 24 de agosto, às 16h30, no auditório da Expoville, durante a Interplast.

A palestra será com o engenheiro químico Otávio Carvalho, diretor da Maxiquim.

Ainda no dia 24 de agosto no auditório da feira Interplast 2010, a RBE Gestão Estratégica de Energia realiza o workshop Comercialização de energia no mercado livre, evidenciando oportunidades de compra e o case da Ciser.

A apresentação inica ás 19h e será conduzido pelos especialistas em energia Paulo Mayon, diretor da Compass Comercializadora de Energia, e Sandro Bittencourt de Souza, gerente da RBE.

A gestão eficiente da energia passa por avaliação do perfil energético, gestão estratégica contínua da energia elétrica, e gestão financeira, jurídica e institucional.

O case da Ciser mostra na prática o projeto de geração de valor, desenvolvido por meio de soluções que geram resultado, explica o gerente da RBE.

Máquinas e periféricos focam a redução do consumo de energia e o aumento da produtividade

A atenção das empresas voltada para o uso sustentável dos recursos naturais e de utilizar a tecnologia para esse fim está evidente na Interplast 2010.

Fornecedores de máquinas, periféricos, matéria-prima e serviços buscam seduzir os clientes com alternativas sustentáveis e que, ao mesmo tempo, garantam os melhores resultados nos processos produtivos.

A Battenfeld do Brasil, unidade da fabricante austríaca de máquinas injetoras de plástico, Wittmann Battenfeld GMBH, lança na Interplast a nova série de máquinas da linha Ecopower de 55 a 300 toneladas.

A Ecopower possui acionamentos elétricos e destina-se a todos os tipos de aplicações da indústria de transformação de termoplásticos, principalmente nas indústrias alimentícias e médicas-farmacêuticas.

Atenta à tendência de mercado de desenvolver equipamentos focados em conceitos de conservação do meio ambiente, a DebMaq lança a linha de injetoras ecológicas da série SE-Ecológica.

Os lançamentos são equipados com servomotor e inversor de freqüência de alta precisão e baixo consumo de energia elétrica.

Comparada às injetoras convencionais de bomba de vazão fixa, a economia de energia chega a 50% e, em relação às de bomba de vazão, a redução é de 35%, comenta Venceslau Salmeron, gerente comercial da DebMaq.

De olho no mercado da região sul do Brasil, a fornecedora de equipamentos Steelmach Brasil lança a injetora elétrica da LS Metron, empresa coreana do grupo LG, que promete reduzir o consumo de energia em até 80%.

Outros diferenciais do lançamento são a não contaminação do equipamento por óleo hidráulico, comum nas injetoras convencionais, menor emissão do ruído e aumento de produtividade – devido à redução do processo de movimentos simultâneos.

A Chiang Máquinas e Equipamentos estréia sua presença na Interplast com o lançamento da injetora de plástico com servo motor especial para PVC rígido, que economiza de 50 a 75% de energia elétrica no processo produtivo e tem baixo nível de ruído.

A novidade conta com tecnologia de ponta globalizada, oriunda de países como Alemanha, Suécia, Itália, França e Japão e foi construída obedecendo às normas internacionais de fabricação como Euromap, NBR, ISO9001, ISO14000 e IAF.

A Pavan Zanetti, indústria de sopradoras e injetoras para termoplásticos, lança a Petmatic, sopradora para pré-forma PET, desenvolvida para a fabricação de embalagens de óleo, álcool, bebidas carbonatadas, cosméticos, produtos farmacêuticos, higiene e limpeza e garrafas para água mineral.

A Petmatic garante modernidade, eficiência, produtividade com baixo custo operacional”, comenta Newton Zanetti, diretor comercial da Pavan Zanetti.

A Körper, especializada em sistemas de resfriamento e tratamento de água, apresenta a Série Q de torres de resfriamento quadradas, o resfriador de circuito fechado Série FC e as unidades de água gelada.

Os equipamentos destacam-se no mercado devido ao seu alto desempenho, por serem desenvolvidos para atingir maior eficiência com menor consumo de água e energia.

As unidades de água gelada podem ser fabricadas com condensação a ar ou a água, circuito de gás com válvula de expansão, pressostato de alta e baixa pressão, reservatório em fibra de vidro, ventilador axial, painel de controle (CLP) e manômetro de pressão.

As torres de resfriamento série Q operam com capacidade entre 10 e 400m/h e trabalham com baixo consumo de energia.

Especializada em soluções de aquecimento elétrico industrial, a CR Resistências lança manta térmica e aquecedores elétricos.

A manta térmica oferece facilidades de montagem e desmontagem, aproveitamento total do aquecimento com redução de até 30% do consumo de energia, uniformidade no aquecimento, temperatura máxima de 50ºC na parte externa da manta garantindo segurança ao operador, capacidade antialérgica, antichamas e temperatura de trabalho constante de 400ºC e 700ºC de pico.

A Piovan, uma das líderes mundiais no setor de transformação de matérias plásticas, leva para a feira uma amostra de sua linha de refrigeração Industrial.

A linha de Mini Chillers Piovan, considerada a mais versátil e eficiente do mercado, com capacidades até 25.000 kcal/h, é caracterizada por suas reduzidas dimensões, com uma significativa economia no consumo energético.

Possui alta flexibilidade das capacidades de resfriamento e conta com modelos condensados a ar ou água.

A Indústrias Romi S.A., (Bovespa: ROMI3) (Romi), empresa líder brasileira no setor de máquinas-ferramenta e máquinas para processamento de plásticos, participa da Interplast com duas máquinas das suas linhas de sopradoras e injetoras para plástico, a sopradora ROMI JAC Compacta 5TS e a Injetora ROMI Prática 220.

Compacta e econômica, a ROMI Prática tem sistema de bomba de vazão variável que melhora seu desempenho e aumenta a vida útil de todos os seus componentes hidráulicos.

Pode economizar até 40% de energia e opera com baixo nível de ruído. ROMI JAC Compacta 5TS é um equipamento robusto e com alta velocidade nos movimentos, controlados por meio de uma unidade hidráulica superdimensionada e de fácil acesso.

O controle geral da máquina é feito por meio de um CLP e programador de parison de 128 pontos, resultando em um controle detalhado da peça a ser soprada, garantindo alta qualidade do produto final.

Especializada na fabricação de moinhos e outros materiais para plástico, a Rone leva para a Interplast as melhorias feitas nos produtos de baixo nível de ruído e para moagem de tubos.

A linha de moinhos de baixo nível de ruído conta com diversos modelos adaptáveis às necessidades do cliente, oferece facilidade de manutenção, transporte pneumático acoplado ao moinho e ainda tem a vantagem de aumentar a produtividade dos processos.

A BGM especializada em periféricos para linhas de extrusão, lança a linha POP para extrusão de fios. O granulador POP tem o mesmo conceito construtivo dos granuladores da linha plus e o secador de fios, gera alta eficiência, com o diferencial de aumentar a produtividade aliado ao baixo custo.

A característica principal é o cabeçote de corte, que se localiza entre dois mancais, na parte superior da máquina, o acionamento dos rolos arrastadores é feito manualmente (exceto POP16).

Neste equipamento o rolo superior é levantado juntamente com a tampa para facilitar a limpeza e o setup. A regulagem da faca de espera, é feita através de parafusos frontais que, empurram ou puxam aproximando ou afastando-a do rotor de corte.

A Eletrothermo, indústria de soluções para aquecimento industrial por radiação infravermelha, lança o forno de infravermelho para Termoformadoras e Vacuum Forming, peças em cerâmica e chips cerâmicos para rebarbar, polir e lustrar materiais metálicos.

O forno de infravermelho em quartzo ou cerâmica melhora o rendimento e reduz o consumo de energia. O equipamento possui isolamento térmico entre o compartimento de ligação e o de calor.

Na linha de isoladores e peças em cerâmica, a Eletrothermo mostra produtos que suportam temperatura de 1.200 graus.

A Refrisat especializada em refrigeração industrial, climatização e projetos especiais, lança dois novos produtos: a unidade de água gelada SAT e o termorregulador de temperatura TMTI.

A unidade de água gelada SAT passou por nova remodelação em design e de compactação do projeto, cuja concepção permitiu uma serie de inovações inéditas para o tipo de equipamento.

A estrutura da base e do gabinete da maior parte dos modelos é montada sob perfis de alumínio resistentes e imunes a oxidação e conta com proteção elétrica diferenciada contra jatos de água e respingos.

O termorregulador de temperatura TMTI teve nova restilização de design, assim como estruturalmente está mais leve e compacto devido a base em alumínio, além de contar tecnologicamente com maiores recursos operacionais derivados do upgrade do CLP (Controlador Lógico Programável), que ampliou suas funções de controle entre elas o sistema PID.

A empresa alemã Arburg, especializada em máquinas injetoras, expõe a mais moderna tecnologia disponível no mercado da Injetora hibrida da série hidrive, representada pela Allrounder 570 h 2000-800.

Apresenta a união das funções de uma máquina elétrica (fechamento/abertura e dosagem) realizados via servomotores, e de uma máquina hidráulica (extrator, injeção e movimento do bico), tudo acionado via acumulador hidráulico.

Além da altíssima tecnologia, a série de máquinas Allrounder H aumenta a produtividade. Durante o evento serão produzidas peças de parede fina com um tempo de ciclo ultra-rápido, sem abrir mão de suas vantagens dentro do mundial e moderno conceito de eficiência energética.

Matéria-prima e serviços permitem inovações em produtos

A Brevi Plastic, especializada na produção de masterbach e dry blend, lança na Interplast, a linha de máster ecologicamente correta Masterbatch Biodegradável, compatível com todos os materiais biodegradáveis disponíveis no mercado – PLA, PHB e PHBV.

Para garantir maior produtividade e qualidade aos meios de produção e atender as necessidades do mercado, investimos constantemente em modernas tecnologias e equipamentos para seus laboratórios e processo produtivo, comenta Italo Salussolia, diretor técnico.

Os novos produtos da Baerlocher em Ca/Zn lançados na Interplast, destinam-se para os diferentes mercados de PVC rígido e flexível e atendem diversificadas aplicações.

Os lançamentos foram desenvolvidos para atender ampla variedade de características técnicas requeridas pelos clientes como atribuir transparência a peças espessas, e disponibilizar exigentes propriedades de impacto e resistência e estabilização térmica e fotoquímica.

A Baerlocher é uma das líderes mundiais em fornecimento de aditivos.

A AMC do Brasil, especializada na fabricação de ácido esteárico, ceras e estearatos, lança mais uma novidade no mercado, a linha de estabilizantes e lubrificantes atóxicos AMClub e AMCStab para empresas de PVC.

O aditivo atua como estabilizante, lubrificante, auxiliar de fluxo, agente de reforço, plastificante, protetor anti-uv e agente de expansão.

A Inbra Indústrias Químicas lança na Interplast a linha Plastabil® de novos estabilizantes térmicos sólidos e líquidos a base de cálcio e zinco, destinados a formulações de compostos de PVC, usados na produção de tubos e conexões, forros e perfis, fios e cabos, mangueiras, calçados, brinquedos, laminados, filmes, entre outros.

Os lançamentos foram desenvolvidos para substituir os compostos tóxicos à base de metais pesados, atendendo a tendência do mercado de adotar produtos sustentáveis nos processos produtivos, explica Teodoro Canossa Filho, gerente comercial da Inbra.

A Mash Plásticos, fabricante de marterbaches, compostos e blendas poliméricas, lança compostos poliméricos termoplásticos da linha Mashcomp e aditivos em termoplásticos da linha Mastermash.

O novo master desmoldante para peças injetadas em PP, por ser isento de silicone não interfere nos processos de pintura, impressão e colagem de peças injetadas. Usado em baixas concentrações os aditivos auxiliam a extração de peças de geometria complexa ou moldes com problemas, substituindo a aplicação do spray no molde o que aumenta significativamente a produtividade.

A Pro-Color Química Industrial, de concentrados de cores (masterbatches), aditivos e Dry-Blend, apresenta o aditivo Pro-Tech Desmoldante, desenvolvido para substituir o spray aerosol utilizado para desmolde no processo de injeção, e também outros produtos que estão em desenvolvimento interno na empresa, ainda em fase de testes.

O produto tem como principais benefícios o aumento da produtividade, ciclo contínuo da produção, melhor performance da peça, facilidade de montagem, redução de peças reprovadas.

A quantiQ, distribuidora de produtos químicos e petroquímicos no Brasil, apresenta o plástico Chilla e quatro linhas de produtos: Vistamaxx e Hiperdispersantes da Lubrizol; Plásticos de engenharia da Mitsubishi e Santoprene da Exxon Móbil.

O plástico Chilla é produzido a partir de fontes renováveis e biodegradável, e diferencia-se pela facilidade de processamento em todas as suas etapas.

A distribuidora nacional de resinas termoplásticas Sasil, mostra os diferenciais do copoliéster Tritan®, parte de uma nova geração de poliésteres, que proporcionam equilíbrio de propriedades químicas, ajudando o mercado de cuidados infantis a atender a demanda por produtos que oferecem transparência superior, rigidez, durabilidade ao uso de lava-louças e fabricação sem bisfenol-A (BPA).

Fornecedora de matéria-prima para o mercado de plástico, a Termocolor incentiva a indústria transformadora ao uso de soluções ecologicamente corretas, como materiais isentos de metais pesados.

Nesse contexto, apresenta a linha de masterbaches para diferenciadas aplicações, compostos, aditivos e beneficiamento.

A Cromex, empresa brasileira líder no mercado nacional de masterbatches de cores e aditivos para plásticos, leva à Interplast produtos desenvolvidos com foco na performance e sustentabilidade.

A empresa apresenta a nova linha composta de masterbatches branco com antifibrilante e aditivo UV, desenvolvida para melhorar o processo de fabricação da ráfia.

Expõe também, os novos concentrados de cores para fabricação de multifilamentos, filamentos contínuos e não-tecidos (PP e PET).

Com foco na inovação e na sustentabilidade, a Cromex apresentará os novos aditivos e cores com nano partículas de prata, que conferem aos plásticos ação bactericida (elimina as bactérias) e bacteriostática (impede sua proliferação) e podem ser aplicados em PE, PP, PS, ABS e PET, em todos os processos de transformação.

A Comm5 Tecnologia, especializada no desenvolvimento de soluções de automação e conectividade, lança a solução combo software e hardware para apontamento automático ou manual de produção que possibilita a customização de acordo com o perfil e necessidade do cliente.

Por meio de microterminal inteligente, o apontamento automático de produção proporciona aumento de produtividade e precisão nos controles.

A Magma aproveita a Interplast para lançar sua solução voltada à simulação de termoplásticos, elastômeros e termofixos, o SIGMASOFT, ampliando sua atuação no mercado de injeção.

O software é capaz de gerar de forma rápida e fácil a malha 3D para todos os componentes do molde, produto, canais, insertos, cavidades, gavetas, extratores, refrigerações e resistências elétricas.

A empresa alemã é líder mundial em simulação de processos de fundição de metais e injeção de alumínio.

Serviço
Interplast 2010 – Feira e Congresso Nacional de Integração da Tecnologia do Plástico
Data: de 23 a 27 de agosto de 2010
Horário: das 14h às 21h
Local: Expoville – Joinville/SC
Organização: Messe Brasil (www.messebrasil.com.br)
Credenciamento online antecipado: www.interplast.com.br

 
 


somos afiliados: