1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

EM JOINVILLE, FIESC promove eventos de robótica e entrega espaço maker

20 de novembro de 2017
EM JOINVILLE, FIESC promove eventos de robótica e entrega espaço maker

SESI realiza etapa seletiva do torneio internacional First Lego League nos dias 24 e 25 no Centro de Eventos Cau Hansen; no sábado (25), o SENAI Challenge faz dois desafios na área de robótica.

Florianópolis, 20.11.2017 – A cidade de Joinville sediará nesta semana dois eventos de robótica voltados às pessoas que queiram conhecer carreiras tecnológicas. Eles são abertos à comunidade, que terá oportunidade de interagir com tecnologias inovadoras. Na sexta e no sábado (dias 24 e 25 de novembro), a partir das 8 horas, o Centreventos Cau Hansen se transformará num ambiente dominado por robôs que serão desafiados a encontrar soluções para busca, transporte, exploração e descarte da água. É a etapa regional do torneio FIRST LEGO League (FLL), promovido pelo SESI.

Também no sábado (25), o SENAI realiza o desafio de robótica móvel a partir das 14 horas, no Garten Shopping. As entidades integram a FIESC.
Uma série de atrações gratuitas está sendo preparada para a comunidade. Quem for ao Cau Hansen, poderá participar de atividades makers com recursos como óculos Rift (de realidade virtual), prototipagem com impressora 3D e de games. Na oficina de Scratch Day, os visitantes vão aprender noções básicas de programação. Eles também poderão participar de oficinas de robótica, gameficação e ciências. Os pequenos participarão do Festival de Robótica Kids, com o tema A Indústria do Passado, Presente e Futuro Melhorando a Vida das Pessoas.

Outra atividade paralela ao torneio é o Hackathon Teen, com foco no desenvolvimento de produtos da educação maker. Cinco equipes serão formadas no dia do evento com estudantes e profissionais das áreas de tecnologia da informação e educação, além de integrantes da comunidade. O objetivo é disseminar o movimento maker nas escolas públicas.

Para participar do torneio FIRST LEGO League estudantes de 9 a 16 anos montaram suas equipes e construíram robôs autônomos com peças de LEGO. No desafio, os estudantes colocam os robôs para cumprir determinadas missões na mesa. Nesta temporada, há atividades como remover um cano quebrado, virar tampas de bueiro e mover bombas de água.  Um dos maiores objetivos do evento é atrair os jovens e mostrar a eles que carreiras profissionais científicas e tecnológicas em áreas como engenharia, programação, desenvolvimento de softwares, entre outros, são promissoras.
O torneio tem apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Sustentável, da Águas de Joinville, e também da Secretaria de Estado da Educação.

Espaço de Educação Maker – Paralelo ao torneio, o SESI realiza a entrega do Espaço de Educação Maker que funcionará na unidade de Joinville, na Rua Ministro Calógeras, 157. Serão colocados à disposição recursos que abordam conteúdos com base em modelos contemporâneos de educação e inspirados em exemplos que deram certo em outros países, como o Movimento Maker (extensão tecnológica e técnica da cultura “faça-você-mesmo”), a metodologia de ensino Steam (uma nova metodologia de ensino que alia tecnologias, ciências e artes) e os Fab Learns (aprendizado em que as crianças colocam a “mão na massa”).

O espaço recebeu investimento de R$ 420 mil e oferecerá cursos de Tecnologia e Robótica, Comunicação & Mídias (pelo viés da arte cinematográfica e das artes cênicas), Ciências e Matemática (com abordagem moderna e ampla de conteúdos relacionados, por exemplo, à criação de protótipos e jogos físicos e virtuais), além da possibilidade de montar um programa que mais desafie o estudante.

Robótica móvel – No sábado (25), o SENAI promove no Garten Shopping desafios na área de robótica. Estudantes do curso técnico em mecatrônica construíram robôs para superar obstáculos como rampas, gangorra e parede. Eles também criaram robôs sumôs, que lutarão entre si em uma das provas propostas pelo desafio. Já os estudantes do curso técnico em automação industrial desenvolveram um braço robótico e manipulador para o jogo Air-Hockey. A peça precisa ser automatizada (robô toma decisão) e comandada de forma remota.

Serviço:
Torneio de Robótica FIRST LEGO League
Sexta e sábado (24 e 25 de novembro), a partir das 8 horas
Centreventos Cau Hansen, Rua Orestes Guimarães, 601 – América

SENAI Challenge Robótica Móvel e Hockey
Sábado (25), a partir das 14 horas
Garten Shopping, Av. Rolf Wiest, 333 – Bom Retiro

Os eventos são gratuitos e abertos à comunidade.

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: