8 cuidados para ter durante o aviso prévio
Publicado em 2 de julho de 2024
Cumprir o aviso prévio é uma obrigação tanto para o empregador quanto para o empregado quando um dos lados decide encerrar o contrato de trabalho em regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
Durante o período, que geralmente dura 30 dias, o funcionário continua a desempenhar suas funções normalmente, enquanto o patrão tem tempo para procurar um substituto.
Nesse cenário, um ponto importante é o comportamento adequado do funcionário, que deve ser estabelecido antes mesmo do pedido de demissão. “Manter a responsabilidade no emprego atual e comunicar antecipadamente a saída poderá assegurar uma transição suave; além de deixar portas abertas, evitando que os colaboradores que ficam tenham problemas com organização das demandas”, explica Miklos Grof, CEO da Company Hero.
Dito isso, confira as condutas a serem seguidas durante o aviso prévio:
1 - Mantenha a produtividade
Continue a realizar suas tarefas diárias com o mesmo nível de empenho e qualidade de antes da comunicação do aviso prévio.
2 - Respeite os horários
É fundamental chegar no horário e cumprir a jornada de trabalho conforme estabelecido. Evite faltas injustificadas ou atrasos que possam prejudicar o fluxo das demandas.
3 - Comunique-se de forma clara e profissional
Informe claramente sobre o andamento de projetos, entregas e responsabilidades que precisarão ser transferidas para outros colegas.
4 - Treine e oriente os substitutos
Dedique tempo para treinar o seu substituto ou colegas que assumirão suas responsabilidades, garantindo que a continuidade do trabalho não seja prejudicada.
5 - Mantenha a confidencialidade
Continue a respeitar a confidencialidade das informações da empresa. Evite divulgar dados sensíveis ou estratégicos a terceiros.
6 - Respeite normas e políticas da empresa
Siga todas as políticas, as regras e os regulamentos da empresa durante o período de aviso prévio. Mantenha uma atitude profissional e evite comportamentos que possam ser considerados antiéticos ou prejudiciais à organização.
7 - Organize e limpe o espaço de trabalho
Deixe seu local de trabalho organizado e limpo, facilitando a transição para quem ocupará o seu cargo.
8 - Saia de maneira positiva
Deixe a empresa de forma amigável, evitando conflitos ou confrontos desnecessários.
Fonte: Gaúcha GZH
Simpesc nas redes sociais