1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

RECORTEPS – Projeto Reutiliso

09 de junho de 2021
RECORTEPS – Projeto Reutiliso

No Brasil, a primeira semana de junho é designada como a “Semana Nacional do Meio Ambiente” desde 1981 para promover a participação da comunidade na proteção do patrimônio natural do Brasil. Portanto, é o momento ideal para analisar e refletir sobre os efeitos negativos do comportamento humano referente à situação que se encontra hoje o meio ambiente.

A matéria prima do EPS Isopor® demora 500 anos para se decompor, e de acordo com o artigo Logística Reversa de Embalagens de Isopor (AMBROSI, 2009), anualmente são consumidos cerca de 2,5 milhões de toneladas de isopor em todo o mundo. No Brasil, o consumo é de 36,6 mil toneladas, e a maior parte desse material é descartado em lixões e aterros sanitários.

Ao utilizar uma embalagem ou outro produto de EPS Isopor®, você pensa em como esse material é prejudicial ao meio ambiente se for descartado de forma incorreta? Por ser muito leve, o Isopor® pode ir parar no oceano pelo vento, e pode flutuar facilmente na água, assim como uma esponja, absorvendo toda a poluição dos rios e oceanos. Isso tudo desencadeia uma série de problemas, e o resultado disso é a intoxicação não apenas dos animais marinhos, mas também de qualquer ser que se alimente deles, incluídos aí os seres humanos que se alimentam desses animais posteriormente.

Como podemos ajudar?

Muitos não sabem, mas o EPS Isopor® é reciclável, e pode ser 100% reaproveitado. No Brasil, são mais de 34,5 mil toneladas de material reciclado por ano, que é destinado a novas aplicações em diferentes segmentos.

A Recorteps que é filiada ao SIMPESC teve a iniciativa de criar o Projeto Reutiliso, onde o foco é coletar o Isopor® usado de construções, indústrias e residências, a partir disso, o material passa por um processo de limpeza e separação, e é destinado a criação e fabricação de um novo produto.

Alguns produtos que o projeto usa o material coletado são: cantoneiras, enchimento de puffs e almofadas, embalagens técnicas para proteção de produtos e outros desenvolvimentos que estão na fase de teste.

Para essa semana do meio ambiente iremos começar com um projeto que tem por objetivo coletar pequenas e grandes quantidades de Isopor® das empresas e indústrias de Joinville e Região e frisar a importância de reutilizar este material. Disponibilizaremos um coletor para cada empresa parceira que estará participando do projeto, e marcaremos o dia para passar recolhendo esse material e assim dando um novo sentido a esse Isopor® que poderia parar em locais indesejados gerando poluição e mais problemas para o nosso meio ambiente.

E aí, o que acha de participar desse projeto e ajudar o meio ambiente?

Para saber mais sobre o Projeto Reutiliso e como reutilizamos o Isopor®, basta nos seguir nas redes sociais:

Instagram: https://www.instagram.com/reutiliso/
Facebook: https://www.facebook.com/reutiliso@reutiliso
Site: https://www.reutiliso.com/

ou pode entrar em contato por email reutiliso@reutiliso.com e telefone: (47) 3466-0097

Juntos podemos construir um futuro mais sustentável!

Bibliografia

Ambrosi, Tuilara Vanzo. Logística reversa de embalagens de isopor. 2009. Disponível em: <https://lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/24677/000746302.pdf?sequence=1&isAllowed=y>

eCycle. Isopor é útil, mas tem grande impacto ambiental. 2011. Disponível em:
<https://www.ecycle.com.br/209-eps-isopor.html>

Fonte: Recorteps

 

 

 
 


somos afiliados: