1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

JOINVILLE RECEBE PROJETO PILOTO de logística reversa para isopor®

22 de janeiro de 2021
JOINVILLE RECEBE PROJETO PILOTO de logística reversa para isopor®

Desde outubro, o Perini Business Park é palco do projeto piloto Isopor® Amigo, uma iniciativa pioneira para incentivar o descarte adequado e a reciclagem de marmitas e bandejas em Isopor® (EPS/XPS).

Com o objetivo de promover a logística reversa desses materiais, por meio de ações modificadoras de comportamento de massa, o projeto sob gestão da Associação Brasileira da Indústria do Plástico (ABIPLAST), conta com a operacionalização da ODNUM Design & Engenharia, além do apoio e idealização dos fabricantes de descartáveis, do Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado de Santa Catarina e de recicladores.

O projeto acontece no âmbito do Perini City Lab, coordenado pela Macnica DHW, e que tem como proposta disponibilizar o ambiente para que as empresas possam testar, desenvolver e divulgar projetos ligados à temática de cidades inteligentes.

Neste contexto, o Isopor® Amigo já impactou mais de 1 mil pessoas diretamente e mais de 10 mil indiretamente.

Atualmente, 13 empresas instaladas no parque industrial têm coletores da campanha. Ainda há coletores disponíveis para quem mais se interessar.

Para Paulo Teixeira, diretor superintendente da ABIPLAST, ações como essa são fundamentais, porque incentivam o engajamento de todos a respeito da destinação correta dos resíduos, além de fomentar a economia circular.

Os resultados preliminares indicaram que as pessoas descartam o material corretamente, desde que sejam instruídas adequadamente.

“As análises semanais demonstram isso. Na primeira semana, apenas 25% do material coletado pôde ser reciclado. Ao longo da campanha, esse percentual sempre foi crescente, e na sexta semana, já era de 68%.”, revela Fernanda Stafford, diretora na Odnum e responsável pela operação do projeto.

As empresas que apoiam este projeto são: Azeplast, Copobras, Cristalcopo, Grupo Isorecort, Isoterm, Knauf, Santa Luzia, Termotécnica, Unigel e Simpesc.

Fonte: Economia SC

 
 


somos afiliados: