1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

INDÚSTRIAS DE JOINVILLE enfrentam falta de mão de obra para produção

25 de novembro de 2020
INDÚSTRIAS DE JOINVILLE enfrentam falta de mão de obra para produção

A economia está voltando a dar importantes sinais de retomada consistente em Joinville. Um claro indicador dessa realidade está na questão do emprego. Somente numa empresa de recrutamento e seleção de mão-de-obra, a RH Brasil, há 400 vagas a serem preenchidas. Em sua grande maioria para atividades operacionais em indústrias, como Whirlpool, Embraco, Britânia, Jointech, entre muitas outras.

Já faltam candidatos, diz executivo da RH Brasil:

– O número de vagas explodiu e, talvez por causa da pandemia, as pessoas ainda estejam receosas e a procura por trabalho não seja tão grande.

Estamos,até fazendo ações diferenciadas nos bairros, trabalhando aos sábados, à noite… A situação atual se assemelha ao boom de alguns anos: é como se estivéssemos em 2014, ano de forte demanda.

Certamente um dos fatores a explicar a dificuldade das indústrias em encontrar candidatos para preencher vagas abertas é o salário inicial oferecido para funções menos qualificadas: nada além de R$ 1.500,00 por mês – quando tanto. Esse valor desencoraja jovens que naturalmente optam por alternativas de trabalho menos desgastantes e que são mais bem remuneradas, como ser motorista de aplicativo, por exemplo.

Dados do Caged mostram evolução da situação do emprego na mais populosa e industrializada cidade catarinense: de janeiro a setembro foram criados mais de 1.700 postos de trabalho (diferença entre admissões e demissões no período). Isso indica significativa melhora no último quadrimestre, já que nos primeiros três meses da pandemia do novo Coronavírus Joinville desempregou aproximadamente 13 mil pessoas.

Fonte: NSC Total – Cláudio Loetz – 24.11.2020

 
 


somos afiliados: