1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

INDÚSTRIA TÊXTIL E DE CONFECÇÕES vai propor nova legislação tributária para o setor

21 de março de 2019
INDÚSTRIA TÊXTIL E DE CONFECÇÕES vai propor nova legislação tributária para o setor

Em reunião com secretário da Fazenda, FIESC obteve sinalização para elaboração de novas regras que sejam claras, simples e mantenham incentivos fiscais e alíquota de 3% do ICMS para o setor, que é o maior empregador entre os segmentos industriais de SC.

Florianópolis, 20.3.2019 – A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) obteve, do secretário de Estado da Fazenda, Paulo Eli, a sinalização para a construção de uma legislação simplificada e clara e que mantenha os incentivos fiscais à indústria catarinense. Em encontro, realizado na secretaria da Fazenda, nesta quarta (20), para tratar do setor têxtil e confecções, Eli solicitou que o segmento apresente, em até 15 dias, propostas para uma nova lei que regulamente a tributação de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do setor.

Além da simplificação das regras, houve um entendimento pela manutenção de uma alíquota de 3% de ICMS para a área têxtil para vendas no mercado nacional.

O presidente da Câmara de Assuntos Tributários da FIESC, Evair Oenning, considerou o resultado da reunião como muito positivo. “Foi a primeira reunião de um setor econômico específico, no caso, o da moda. Foi bastante produtiva e estamos saindo com uma lição de casa para apresentar uma proposta de legislação mais simplificada”, disse.

“Nossa proposta é proporcionar a redução de custos tanto da Fazenda, em fiscalizar, quanto das empresas em produzir os documentos, porque hoje a legislação é muito complexa, conflitante e gera muitas dúvidas e muito contencioso; queremos uma legislação única e que não gere esses conflitos”, afirmou o secretário. Paulo Eli destacou que os mesmos princípios devem ser aplicados a outros segmentos industriais.

Além de Oenning, a FIESC foi representada pelo diretor institucional e jurídico, Carlos José Kurtz, e por diretores de sindicatos e empresas do setor da moda.

Setor da moda

Com 9,2 mil estabelecimentos, o setor têxtil e de confecção é o maior empregador entre os diversos segmentos da indústria catarinense, totalizando mais de 160 mil postos de trabalho. O segmento exportou, em 2018, o correspondente a 1,5 milhão de dólares.

Incentivos fiscais

A discussão sobre os incentivos fiscais para a indústria foi intensificada a partir da promulgação dos decretos 1.860, 1.866 e 1.867, em dezembro de 2018, que revogavam esses benefícios, o que, para a FIESC representa aumento da carga tributária, inclusive para alimentos da cesta básica, e risco de afastamento de investimentos no território catarinense. Os efeitos dos decretos, ou seja, a elevação das alíquotas, podem entrar em vigência a partir do próximo dia 1º de abril. Como medida alternativa, a Assembleia Legislativa aprovou o projeto de lei 24/2019, que adia a vigência dos decretos 1.866 e 1.867, mas que ainda precisa ser sancionado pelo governador Carlos Moisés da Silva.

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: