1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

TERMOTÉCNICA – A economia circular na produção e reciclagem do EPS (isopor®)

21 de junho de 2018
TERMOTÉCNICA – A economia circular na produção e reciclagem do EPS (isopor®)

Produtos expostos na Exposuper demonstrarão a maturidade do ciclo reverso deste material plástico em todo o Brasil.

O EPS, como outras matérias-primas utilizadas pela sociedade atual, é 100% reciclável sem consumo de muitos recursos naturais. No entanto, para que isso aconteça, é preciso que haja a conscientização do usuário final, que em vez de descartar indevidamente sua embalagem no lixo comum, precisa encaminhá-la para a coleta seletiva ou um dos pontos de reciclagem no país.

Mais conhecido como isopor®, o EPS é um plástico que tem em sua composição 98% de ar. Seu reaproveitamento depende de uma ampla cadeia de logística reversa, que promove a economia circular da produção à reciclagem, contribuindo para colocar em prática a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Maior indústria transformadora de EPS da América Latina e pioneira na reciclagem deste produto, a Termotécnica desenvolve, há mais de 10 anos, o Programa Reciclar EPS. Este programa reúne uma ampla cadeia que conta com mais de mil pontos de coleta e 300 cooperativas de reciclagem parceiras e já garantiu destino correto para mais de 35 mil toneladas de EPS. Neste mês, a empresa lançou a campanha “98% ar e muita tecnologia”, que apresenta o EPS como protagonista de um ciclo produtivo e reverso totalmente sustentável, mas que ainda carrega uma imagem negativa por não ser descartado corretamente por grande parte da população e gerar poluição visual.

Na Exposuper 2018

Nesta quarta-feira (20/6), a Termotécnica apresentará seus produtos durante a 31ª Exposuper, Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados, que acontecerá de 19 a 21 de junho, na Expoville, em Joinville (SC). A presença da empresa – que dará destaque às soluções DaColheita para o varejo – é resultado da parceria com a Paripassu.

Do berço ao berço

O empresário do agronegócio Ricardo Cappellaro, que atua na produção de frutas no Vale do São Francisco, no Nordeste brasileiro, diz que o conhecimento sobre a reciclagem do EPS ainda não é muito disseminado. Porém, ele acredita que em pouco tempo a destinação correta das embalagens deve tomar conta do varejo como um todo e dos consumidores, e faz questão de estar preparado para este momento.

Há quatro anos ele utiliza, para a conservação de uvas da Cappellaro Fruits, as conservadoras DaColheita,  produzidas pela Termotécnica. Segundo ele, além de serem 100% recicláveis, as conservadoras não precisam de montagem, apresentam facilidade de entrega pelo fabricante e tem um design e cor que chamam atenção e valorizam a fruta.

O EPS está presente em 95% das embalagens utilizadas pelo grupo Cappellaro – e em 2/3 de todos os produtores de uva do Vale do São Francisco. Entre os clientes da Cappellaro está a rede supermercadista Angeloni. Localizada no Sul do país, a rede recebe as frutas melhor conservadas, com maior teor vitamínico e sem desperdícios no transporte, pois o EPS proporciona menor perda de peso pela desidratação da fruta e a protege contra impactos. Outro diferencial é contar com o descarte correto das embalagens: o Angeloni é parceiro da Termotécnica na reciclagem, integrando a cadeia logística que leva de volta para a empresa o EPS pós-consumo utilizado nas embalagens de eletrodomésticos e nas conservadoras.

Semanalmente, a Termotécnica recolhe para reciclagem cerca de 1 tonelada de material pós-consumo no Angeloni, reciclando também produtos de outros fabricantes. Esta iniciativa, de acordo com o gestor Marco Facchin, faz parte do programa de gerenciamento de resíduos Lixo Zero, desenvolvido pela rede de supermercados, que tem como meta principal desviar do aterro sanitário os resíduos sólidos gerados.

Depois de reciclado, o EPS volta para o mercado e é utilizado na fabricação de diversos produtos, como rodapé, moldura, régua escolar, solado de sapato, entre outros.

SERVIÇO
Veja como identificar o ponto de entrega de EPS mais próximo
Acesse www.reciclareps.com.br.
Ao clicar no link “Onde reciclar”, o site identifica e direciona o ponto mais próximo de recolhimento de EPS para reciclagem.

Você conhece a Termotécnica?

A Termotécnica é a maior indústria transformadora de EPS (isopor®) da América Latina e líder no mercado brasileiro deste segmento. Produz soluções para Embalagens e Componentes, Conservação, Agronegócios, Cadeia de Frio, Movimentação de Cargas e Construção Civil.

Conquistou espaço, em 2015 e 2016, no Guia Exame de Sustentabilidade. Em 2015, o Guia elegeu a Termotécnica a empresa mais sustentável do no Brasil na categoria Química e destacou sua atuação em Gestão de Resíduos, pelo Programa Reciclar EPS.

Com matriz em Joinville (SC), possui unidades produtivas e de reciclagem em Manaus (AM), Petrolina (PE), Rio Claro (SP) e São José dos Pinhais (PR).

Mais informações em: www.termotecnica.com.br

SERVIÇO
O que: 31ª Exposuper
Feira de Produtos, Serviços e Equipamentos para Supermercados
Quando: 19 a 21 de junho
Onde: Complexo Expoville, Joinville (SC)

Fonte: EDM Logos

 
 


somos afiliados: