1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

INDÚSTRIA DEVE ESTAR NO CENTRO da estratégia de desenvolvimento do País

12 de março de 2018
INDÚSTRIA DEVE ESTAR NO CENTRO da estratégia de desenvolvimento do País

Tema foi discutido no Fórum Nacional da Indústria, realizado nesta sexta (9) em São Paulo, que teve participação do presidente da FIESC.

Florianópolis, 09.3.2018 – Líderes empresariais de todo o Brasil discutiram, nesta sexta (9), em São Paulo, os temas centrais que a indústria nacional deve apresentar aos principais candidatos à Presidência da República. “Sob a liderança da CNI e de suas Federações Estaduais, o setor tem a responsabilidade de demonstrar a importância de uma política nacional que coloque a indústria no centro da estratégia de desenvolvimento do País”, afirmou o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, que participou do evento. A agenda a ser discutida com os presidenciáveis integra o Mapa Estratégico da Indústria. O encontro foi coordenado pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Robson Braga de Andrade.

No evento, o secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, apresentou o esboço do projeto de simplificação tributária que o governo federal está elaborando. “Foram feitas várias sugestões e o registro unânime de que o projeto não redunde em aumento da carga tributária, como costuma acontecer sempre que o governo mexe no sistema tributário”, disse Côrte. O próprio secretário Rachid destacou que as regras das contribuições PIS-Cofins serão aperfeiçoadas, sem que isso implique aumento da carga tributária.

Rachid relatou que a arrecadação do PIS e da COFINS representa cerca de 4% do Produto Interno Bruto (PIB). De acordo com o secretário da Receita Federal, as mudanças que estão sendo discutidas visam à simplificação do sistema, à tributação do valor agregado em cada etapa da produção, à neutralidade econômica, à isonomia no tratamento das pequenas empresas e o ajuste dos sistemas diferenciados.

As mudanças na PIS-COFINS fazem parte do pacote de medidas econômicas anunciado pelo governo em 19 de fevereiro. Segundo Rachid esse é só um passo do governo para mudar o sistema tributário brasileiro. Para ele, a reforma tributária é um processo constante de mudanças. “A ideia é buscar sempre a simplificação do modelo”, disse.

O Fórum Nacional da Indústria é um órgão consultivo da diretoria da CNI. É formado por presidentes de 44 associações nacionais setoriais da indústria e representantes de federações estaduais de indústria.

Fonte: FIESC

 
 


somos afiliados: