1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

INDÚSTRIA APRESENTA OPORTUNIDADES de negócios no Brasil a empresários dos Emirados Árabes

18 de outubro de 2017
INDÚSTRIA APRESENTA OPORTUNIDADES de negócios no Brasil a empresários dos Emirados Árabes

Presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte, participou de evento, realizado nesta terça (17), no Oriente Médio.

Florianópolis, 17.10.2017 – Enquanto 56 estudantes brasileiros, dos quais cinco do SENAI/SC (entidade da FIESC), disputam a WorldSkills Competition, o torneio internacional de educação profissional, em Abu Dhabi, o setor empresarial se mobiliza na promoção de negócios com os Emirados Árabes Unidos.

Nesta terça (17), na cidade-sede da competição, foi realizado o 1º Encontro Empresarial Brasil-Emirados Árabes Unidos, do qual participou também o presidente da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), Glauco José Côrte. A indústria brasileira apresentou projetos privados em setores como alimentos e bebidas, construção civil, aeronáutica, metalurgia, petróleo e gás, agroindústria, têxtil e tecnologia da informação e comunicação, além das concessões previstas para o próximo ano em portos, aeroportos, rodovias e obras em saneamento.

Côrte lembrou que Santa Catarina mantém tradição de mais de quatro décadas de exportações de carnes de aves ao mundo árabe. De janeiro a setembro de 2017, apenas para os Emirados Árabes Unidos, as indústrias catarinenses exportaram US$ 62,4 milhões em aves, o que representou crescimento de 9,6% em relação ao mesmo período do ano passado, e US$ 8,19 milhões em carne suína (5,4% a mais que em 2016).

Na avaliação da Confederação Nacional da Indústria (CNI), que promoveu o encontro em parceria com a embaixada brasileira, o Brasil vive momento ideal para receber investimentos estrangeiros diante dos sinais mais sólidos de retomada da economia. Os sinais positivos fizeram a CNI revisar a projeção sobre o crescimento do PIB para 0,7% este ano, com previsão de aumento do PIB industrial para 0,8%. A estimativa é que a inflação fique em 3,2%, próxima ao limite inferior da meta e a taxa básica de juros, a Selic, chegará em dezembro a 7% ao ano.

“A reação positiva da economia já alcança, inclusive, o mercado de trabalho, no qual se observa queda da taxa de desemprego. Com a diminuição da inflação, esse movimento recompõe o poder de compra e potencializa a tendência de recuperação”, analisou o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade. “Na indústria, a gradual recuperação do consumo das famílias criará condições para o aumento da produção de forma mais disseminada”.

A indústria brasileira tem defendido ambiciosa agenda internacional para o setor, que inclui a melhoria no ambiente de negócios no Brasil, a defesa de acordos destinados a evitar a dupla tributação e para facilitar o aumento dos investimentos no país.

O diretor de escritórios internacionais da Câmara de Comércio de Dubai, Omar Khan, e a diretora de Políticas de Comércio Internacionais do Ministério da Economia dos Emirados Árabes Unidos, Hind Al Youha, também fizeram uma apresentação sobre os setores prioritários de desenvolvimento no país.  “Acho que o encontro foi um excelente começo e nós precisamos continuar a estreitar essa relação entre o Brasil e os Emirados Árabes. Com a nossa parceria com a CNI podemos identificar oportunidades e discutir as possibilidades para cada tipo de investidor”, disse Khan.

Fonte: FIESC / CNI

 
 


somos afiliados: