1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

EUFORIA E TENSÃO nas provas do Torneio Mundial de Profissões Técnicas

17 de outubro de 2017
EUFORIA E TENSÃO nas provas do Torneio Mundial de Profissões Técnicas

Competidor catarinense em Web Design revela como lidou com o fator surpresa e está confiante com seu desempenho.

Florianópolis, 16.10.2017 – Uma mistura de emoções toma conta dos competidores nas provas da WorldSkills, o torneio mundial de profissões técnicas, que ocorre em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Momentos de alegria, euforia, tensão, preocupação com o tempo se alternaram nas horas iniciais dos quatro dias que os participantes terão para solucionar os desafios propostos e tentar conseguir medalhas. A avaliação geral, no entanto, foi a de que o intensivo treinamento ajudou a delegação brasileira a tirar proveito das surpresas e novidades surgidas no torneio neste domingo (15).

O catarinense Eric Cristhiano Marcelino da Silva, 20 anos, competidor em Web Design, de Tubarão, teve de correr para lidar com o fator surpresa no primeiro dia de prova – na maioria das modalidades, a regra da competição prevê uma mudança de pelo menos 30% no desafio lançado. O brasileiro esperava desenhar e executar um website para um festival de música, como foi proposto inicialmente, mas foi desafiado a fazer um projeto da área de moda.

“O primeiro dia de competição normalmente é difícil para todo mundo, a prova era longa, mas acredito que estou indo bem”, avaliou, sem esconder o cansaço. Eric batalha para manter o título mundial na ocupação, conquistado por um brasileiro em 2015. Além disso, também em Web Design, estudantes do SENAI/SC já conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze, entre os anos de 2007 e 2011.

Os outros catarinenses que disputam a WorldSkills Competition são Bruno Davila Gruner (de Jaraguá do Sul, em Polimecânica), Rodrigo Keller (Joinville, em Fresagem CNC), Rafael de Borba (Palhoça, em Manutenção de Aeronaves) e Ana Carolina Gomes Jacinto (Blumenau, em Vitrinismo).

A competição

Até quarta-feira (18), mais de 1.200 competidores de 68 países vão enfrentar provas que reproduzem o dia a dia de 52 profissões técnicas. Eles têm de executar os desafios com excelência e agilidade. Em alguns casos, todos os módulos são surpresa, como na Tecnologia da Moda. Em outros, como a Robótica Móvel, eles apresentam uma solução previamente desenvolvida a um problema apresentado. A cada dia, eles obtêm uma pontuação que se soma e, ao final, aponta o campeão em cada ocupação. A delegação do Brasil tem 56 competidores que são alunos ou ex-alunos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Fonte: FIESC / CNI

 
 


somos afiliados: