1.  
  2.  
  3.  
  4.  
  5.  
  6.  
  7.  
  8.  
  9.  
  10.  
  11.  
  12.  
  13.  
  14.  
  15.  
  16.  
  17.  
  18.  
  19.  
  20.  

Hoje às 14:00 horas será a abertura da INTERPLAST 2012

20 de agosto de 2012
Hoje às 14:00 horas será a abertura da INTERPLAST 2012

Interplast consolida-se como a mais importante feira do setor em 2012 e reúne tecnologias e lançamentos

Muitas novidades marcam a 7ª edição do evento. Realização da primeira EuroMold Brasil, Ilha da Reciclagem e Projeto Carreira são alguns dos destaques.

A 7ª edição da Interplast – Feira e Congresso de Integração da Tecnologia do Plástico, consolidada como a mais importante feira do segmento na América Latina em 2012, apresenta aos visitantes as mais recentes novidades em máquinas, equipamentos, periféricos, design, matérias-primas, serviços e tecnologias.

Realizada, a cada dois anos, pelo Sindicato da Indústria de Material Plástico no Estado de Santa Catarina (Simpesc) e organizada pela Messe Brasil, a feira acontece entre os dias 20 e 24 de agosto, nos pavilhões da Expoville, em Joinville/SC.

Em seus 21.000 m², o evento reúne cerca de 550 empresas, das quais, 144 são novos expositores. Vindas de todo o Brasil e de outros países, como Alemanha, China, Canadá, Áustria, Estados Unidos, Taiwan e Portugal, as empresas formam uma importante rede de relacionamento, compartilhando o que há de mais moderno para o setor e ampliando a possibilidade de novas parcerias e negócios.

Para Albano Schmidt, presidente do Simpesc, a Interplast é um evento esperado por todo o setor plástico, especialmente, por propiciar às empresas uma excelente oportunidade de se aproximar de seus clientes. “A presença em um evento desse porte consolida a marca e fortalece a empresa diante de seu público-alvo”, afirma.

Segundo ele, o segmento vive um momento econômico de crescimento e o caminho para consolidar esse processo requer investimentos e inovação. “Para fortalecer o setor é necessário promover o crescimento dos segmentos demandantes, desonerar o investimento, reduzir o custo de capital e melhorar a qualidade de como os tributos são cobrados.

Com um apoio maior à pesquisa e inovação e criação de excelência para formação da mão de obra, o setor pode e vai crescer muito”, acrescenta.
Neste ano, o evento promete muitas novidades. Os visitantes vão se surpreender com o Projeto Ilha da Reciclagem do Plástico, promovido por meio de uma parceria entre a Messe Brasil, Simpesc, INP, Instituto do PVC e Plastivida.

Quem passar pela feira vai poder visualizar o processo de reciclagem do plástico, explicado passo a passo, além de conhecer os equipamentos envolvidos e o trabalho das cooperativas. O projeto tem a coordenação do Simpesc. “A proposta é desmistificar e ressaltar que o processo de reciclagem do plástico é um dos mais econômicos e ambientalmente corretos, entre os diversos resíduos que são reciclados atualmente”, comenta Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil.

E falando em reciclagem, outro destaque é a Central de Gerenciamento de Resíduos. A iniciativa é da Messe Brasil e conta com o apoio da Elementus Engenharia Ambiental, responsável pela elaboração e execução do plano de gerenciamento de resíduos sólidos. O principal objetivo é dar um destino ambientalmente correto para os materiais descartados nos períodos de montagem e desmontagem e também durante a feira.

Os resíduos, classificados como comuns e não perigosos, compreendem material orgânico, papel e papelão, madeira e vidro. “Com a central, será possível encaminhar os materiais a destinos adequados, evitando ampliar volumes nos lixões ou em locais impróprios para descarte”, explica Spirandelli.

Neste ano, o evento conta também com o apoio institucional da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), que aposta na Interplast pela sua credibilidade e seriedade. “A ABNT tem mais de 170 Comitês Técnicos focados em variados setores e áreas de conhecimento. Ao apoiar a feira, a ABNT aproxima-se também de seu público, mostrando os benefícios das normas técnicas para as suas atividades”, explica Roberto Silva Santos, gerente de articulação nacional da ABNT.

Estrategicamente realizada em Joinville, região que é um dos maiores polos do plástico e corredor comercial da América Latina, a Interplast deve atrair cerca de 25 mil visitantes, com destaque para executivos e profissionais dos segmentos de embalagem, automotivo/autopeças, construção civil e linha branca, vindos de todo o Brasil e também do exterior.

Primeira EuroMold Brasil acontece em paralelo à Interplast

Outro evento importante vai atrair muitos visitantes à Expoville. A EuroMold Brasil chega pela primeira vez à America Latina e vai apresentar os avanços mais recentes e as mais novas tecnologias em fabricação de moldes e desenvolvimento de produtos.

Viabilizada por meio de parceria entre a organizadora alemã DEMAT e a Messe Brasil, a feira reúne cerca de 80 expositores, vindos de todo o Brasil e de países como Alemanha, Estados Unidos, Coreia do Norte, China, Canadá, Japão, Taiwan, Argentina e Israel.

Para a EuroMold Brasil, a Messe Brasil montou um espaço totalmente novo, anexo a Expoville, com 3.200 m² de área. O Pavilhão EuroMold Brasil, diretamente conectado com os pavilhões da Interplast, permite que os visitantes circulem entre as duas feiras, aproveitando ainda mais o intercâmbio que a simultaneidade dos eventos proporciona.

Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Ferramentais (Abinfer), Christian Dihlmann, a feira tem muito a agregar ao setor, especialmente por ser realizada em Joinville. “O evento está situado na 3ª maior cidade da região sul do Brasil e um dos três maiores polos de ferramentarias do país, isso contribui para ampliarmos a base de fornecedores para o segmento, e com qualidade”, afirma.

Cintec 2012 Plásticos estimula o debate e a busca por novas tecnologias

Focado na disseminação do conhecimento e inovação, o Cintec 2012 Plásticos – Congresso de Inovação Tecnológica tem 20 palestras técnicas e seis minicursos em sua programação. O evento aborda linhas temáticas de gestão, meio ambiente, reciclagem, matéria-prima, máquinas e processos, e moldes e ferramentas, e deve reunir empresários, especialistas e estudantes para debater tendências, novas tecnologias e soluções para o setor plástico.

A palestra de abertura acontece no dia 20 de agosto e será ministrada por José Ricardo Roriz Coelho, presidente da Vitopel, empresa fabricante de filmes para embalagens flexíveis, e da Associação Brasileira da Indústria de Plástico (Abiplast). Com mais de 25 anos de atuação na indústria de transformação, Roriz Coelho abordará em sua apresentação o mercado do material plástico sob a ótica do conhecimento e da sustentabilidade.

Promovido pela Sociedade Educacional de Santa Catarina (Sociesc), o Cintec construiu uma história de sucesso ao longo dos 12 anos de sua realização. Os números acumulados pelo congresso nesse período demonstram a dimensão do evento. Até aqui, já são 7.900 congressistas, 600 palestrantes e 780 horas de conhecimento.

Neste ano, o Cintec Plásticos acontece entre os dias 20 e 24 de agosto, na Expoville, em Joinville/SC. Os minicursos são realizados na Sociesc, no Campus Marquês de Olinda. Mais informações e inscrições pelo www.sociesc.org.br/cintec.

Projeto Carreira aproxima profissionais em busca de novos desafios e empresas com vagas disponíveis

Além de ser um importante canal de relacionamento e negócios para o setor plástico brasileiro, neste ano, a Interplast será também um meio de aproximação de profissionais e novas oportunidades de trabalho através do Projeto Carreira. A iniciativa é viabilizada pela parceria Messe Brasil e Associação Brasileira de Recursos Humanos – Seccional Santa Catarina (ABRH-SC).

O espaço é uma espécie de “balcão de talentos” e tem o objetivo de divulgar as vagas existentes no mercado e os profissionais que estão em busca de novos desafios. “Hoje, temos muita facilidade na comunicação, porém as exigências e necessidades das empresas tornaram-se mais complexas. O espaço é também uma oportunidade para que as empresas encontrem profissionais especializados, com as competências necessárias”, explica Pedro Luiz Pereira, presidente da ABRH-SC.

Palestra aborda avanço do design em plásticos especiais

A Activas Distribuição de Resinas Termoplásticas, empresa com atuação nacional e líder no fornecimento de resinas termoplásticas, promove a palestra “O avanço do design através dos plásticos especiais”, dia 23 de agosto, das 19h às 20h30, no auditório Expoville. Clientes, parceiros da Activas e visitantes da feira podem participar do encontro, que será ministrado por Rogério Dias, profissional de marketing da Eastman.

O foco da palestra é o produto Tritan, produzido pela Eastman e distribuído pela Activas. “É um copoliéster de nova geração que oferece novas possibilidades de design e aplicação. Trata-se de uma alternativa inovadora em relação aos tradicionais polímeros”, destaca Roberta Duarte, gerente de marketing da Activas. O produto ainda alia a facilidade de processamento a uma mistura de propriedades únicas, incluindo transparência, tenacidade, resistência à temperatura e superior resistência química.

Matérias-primas e serviços contribuem para a qualidade dos processos e produtos

Qualidade, alta perfomance e agilidade. Os expositores da Interplast 2012 focaram nestes fatores e trouxeram para a feira novidades que garantem benefícios e diferenciais para seus clientes. Aliando processos sustentáveis, que preservam o meio ambiente, com excelentes resultados produtivos, as empresas apresentam o que têm de mais moderno e inovador.

A Ecomaster divulga sua mais nova linha de aditivos e compostos, a ECOlogica. Os produtos contribuem para a diminuição do impacto ambiental causado pelo descarte de resíduos plásticos no meio ambiente. Um dos destaques é o Ecomate, um aditivo oxibiodegradável que acelera a decomposição de materiais plásticos descartados na natureza de forma incorreta.

“Devido aos agentes pró-degradantes do produto, o plástico se fragmenta, atingindo um peso molecular adequado para ser consumido por micro-organismos, que convertem o material em dióxido de carbono, água e biomassa, absorvidos pelo ambiente”, explica David Campos, gerente comercial da Ecomaster. Além disso, o produto está enquadrado na norma ASTM D-6954 (teste de plástico biodegradável).

A linha ECOlogica conta ainda com o Nanox Clean, aditivo antimicrobiano capaz de deixar qualquer superfície plástica livre de contaminação e proliferação de fungos e bactérias; o Econ e Ecolex, compostos de carga mineral natural que reduzem em até 20% a utilização de resinas novas; o Eco Drier, aditivo absorvedor de umidade e gás; e o Eco Flame Retardant, aditivo retardante de chama.

Com a proximidade da Copa de 2014 no Brasil, a Macroplast, especializada em masterbatches e tingimentos para a indústria plástica, lança novas linhas de produtos, com destaque para os focados no maior evento mundial de futebol. Chama a atenção o composto de polímeros em várias cores para atender as demandas de bancos de estádios de futebol. “O produto foi desenvolvido de acordo com a norma pré-estabelecida para o segmento”, comenta Juciê Bandeira Silva, analista de assistência técnica da Macroplast.

A Rede de Transformados Plásticos (RTP), do Sibratec, apresenta os serviços que presta nas áreas de metrologia, normalização e avaliação da conformidade, considerando que tem por foco atender toda a cadeia de transformados plásticos, desde a matéria-prima, desenvolvimento do produto, processo de transformação até mesmo a reciclagem.

Pela primeira vez na Interplast, a B.lotti Movimentação de Cargas divulga toda a linha de produtos voltados para elevação e amarração de cargas. A empresa apresenta ganchos, olhais aparafusáveis de suspensão, correntes, cintas de poliéster, pega chapas e acessórios grau 8. “Todos esses equipamentos representam uma solução moderna, segura e eficaz de movimentação interna e externa de cargas”, explica Fabiano Pilotti, diretor da B.lotti.

Representante e distribuidora da Softer Brasil, a Compostos do Brasil apresenta seu portfólio completo de elastômeros termoplásticos. Entre os destaques, estão a linha Forprene TPV, direcionada ao mercado automobilístico; o Soft Touch, para ferramentas e utilidades domésticas e vedações de água; e o Laprene TPE, utilizado na fabricação de diversos itens, desde produtos atóxicos voltados para linhas infantil e médico-hospitalar, como mangueiras e mordedores para bebês, até brinquedos e brindes promocionais. Este último, por ser isento de metais pesados, é também indicado para substituir o PVC em utilidades domésticas.

Além destes, uma infinidade de outros produtos, como os aditivos para PP, que auxiliam na incorporação de cargas para empresas de compostos, estão no estande da empresa.

A Comm5 Tecnologia desenvolve softwares e periféricos inovadores. Em seu estande, o destaque é a solução Visão, um combo de hardware e software que atua no apontamento automático de produção, fazendo o acompanhamento, em tempo real, de todo o processo produtivo.

“As principais vantagens do Visão são a variedade de relatórios produtivos em tempo real, mínima intervenção humana no processo de apontamento e ganho em produtividade sem a realização de investimentos”, destaca Fabiana Voltolini, gerente comercial da Comm5.

Quem passar pelo estande da Zeppelin Systems pode conferir todas as soluções da empresa para o manuseio inteligente de matérias-primas para a indústria do plástico. Especializada em sistemas de movimentação, a tecnologia da Zeppelin garante menos desperdício, evita a contaminação dos materiais transportados e otimiza a relação espaço e área nas plantas industriais.

Estas soluções consistem em sistemas para recebimento de materiais em formato de pó ou granulado, transportadores pneumáticos, sistemas de pesagem, silos de armazenagem, silos blender, misturadores e alimentadores de máquinas.

A Químicos e Plásticos expõe polímeros de engenharia e de alto desempenho. Entre os destaques, estão o PGA, um polímero biodegradável; e a fibra de carbono para resistência térmica, que pode ser utilizada em compounding de PTFE, PPS e outros polímeros, para melhorar a resistência térmica e fabricação de compósitos. Outra novidade é o COC (Ciclo Olefínico Copolímero), aplicado, especialmente, como barreira à umidade, torção e redução de espessura.

O Grupo Baerlocher, um dos líderes mundiais em fornecimento de aditivos para a indústria de plástico, apresenta os novos produtos à base de cálcio e zinco. Obtidos após pesquisas e estudos de novas composições, os produtos garantem melhor performance em estabilidade térmica, processamento e manutenção de coloração do produto final. Novas soluções em aditivos especiais, destinadas à melhoria das características técnicas dos artigos em PVC, assegurando um desempenho melhor dos produtos durante seu processamento, também estão no estande da empresa.

A fabricante de sistemas de câmara quente e controladores Incoe, leva para a feira o Direct-Flo™ Gold para aplicações técnicas com pesos de ciclo de até 9.000 g; microssérie pesos de ciclo de até 20 g; seis categorias padrão de buchas com 14 opções padrão de ponteiras; Twin Heater (resistências de duplo filamento) e resistências multizona para buchas longas; sistemas unitizados à prova de vazamentos e sistemas Hot Half completos; sistemas multimaterial e multicomponente; controladores de temperatura, sequencial e valvulado; sistemas valvulados hidráulicos e pneumáticos; filtros e bicos para máquina injetora.

Máquinas e periféricos focam na relação custo-benefício e destacam baixo consumo de energia

Focadas em oferecer as melhores vantagens para os clientes, as empresas expositoras da Interplast destacam características como alta produtividade, redução do consumo de recursos naturais, vida útil mais longa, fácil manuseio e tecnologias sustentáveis como diferenciais de suas máquinas e periféricos.

A Himaco, por exemplo, preparou dois lançamentos para Interplast. O primeiro deles é a injetora modelo ATIS 3000-1080 LHT. Com design diferenciado, a máquina é mais compacta e atende, especialmente, às fábricas que têm pouco espaço. Possui força de fechamento de 300 toneladas, bomba variável, distância entre colunas de 720 mm x 720 mm e até 2 kg de injeção e também está disponível na versão com servomotor.

A segunda novidade é a máquina APTA ECO 180, específica para PVC rígido. Esta injetora tem 180 toneladas de força de fechamento, conjunto de ventoinhas de acionamento elétrico para controle da temperatura, servomotor, alimentador e secador. O modelo já vem configurado com extrator de macho lateral e desrosqueamento.

A Kent do Brasil apresenta as máquinas tampográficas da linha ecológica Green, com estrutura de granito. Da mesma linha, a empresa vai divulgar também os tinteiros ecológicos para tampografia. O principal diferencial é que ele diminui o contato do solvente com o operador e com o meio ambiente. “Ao invés de se preocupar com a limpeza após o turno de trabalho, basta trocar o ‘cartucho’ de tinta.

Com isso, a empresa economiza solvente e reduz o tempo de set-up”, explica Luis Fernando Grecco, diretor comercial da Kent do Brasil. Ainda dentro dos produtos ecológicos, a empresa mostra os clichês de aço lâmina, da linha Aquaflex, que utilizam químicas biodegradáveis, sendo mais rápidos, práticos e sustentáveis.

Especializada na fabricação de equipamentos para indústria plástica, a Gneuss divulga o sistema de extrusão MRS (múltiplas roscas). Indicado para o processamento de PET reciclado, o sistema tem aprovação irrestrita e exclusiva do FDA – Administração de Alimentos e Medicamentos (órgão governamental americano que atua no controle de alimentos) – para fabricação de embalagens em contato com alimentos a partir de reciclado pós-consumo.

Devido ao seu incomparável poder de degasagem, dispensa processos prévios de secagem ou cristalização do material. “Transparência melhorada, baixo custo de transformação, controle de viscosidade em linha e economia de energia são outras características desta tecnologia, que já possui diversos equipamentos instalados no Brasil”, comenta Andres Grunewald, diretor da Gneuss.

Pela primeira vez na Interplast, a Boy Service Máquinas aproveita a oportunidade para lançar a máquina para fabricação de sacos de lixo, sacolas e embalagens plásticas modelo G4-850. Compacta e totalmente automatizada, a máquina possui uma excelente relação custo-benefício. Controlada por PLC e servomotor, foi projetada para produzir em larga escala, com baixa manutenção e fácil manuseio. “O grande diferencial desse modelo é que fabrica sacos com duas bobinas, dobrando a produção do cliente”, acrescenta Waldiney Luis Henrique, diretor comercial da Boy Service.

A nova versão do DryCooler Compact é o destaque do estande da Mecalor. O equipamento, que substitui as torres de resfriamento convencionais, é utilizado para o resfriamento de água industrial em circuito fechado e garante economia de água e redução de gastos com tratamento químico. Recomendado para aplicações com carga térmica reduzida, como em processos de resfriamento do óleo hidráulico de injetoras e sopradoras, o DryCooler Compact possui capacidade nominal de 50 kW e é montado em um gabinete de aço inoxidável muito compacto, que já incorpora bomba de circulação de água e reservatório.

“Outro diferencial é que o equipamento pode ser interligado em paralelo com até quatro unidades, aumentando gradativamente sua capacidade para até 200 kW”, ressalta Marcelo Zimmaro, gerente comercial da Mecalor.

Presente na Interplast desde a primeira edição, a Battenfeld do Brasil lança na edição 2012 a injetora Macropower 400/3400 de 400 toneladas de força de fechamento. Ironi Fernandes, diretor geral da Battenfeld do Brasil, diz que o equipamento destina-se à produção de peças médias e maiores com diferenciais como a integração com periféricos e distâncias entre colunas, permitindo o uso de moldes de grandes dimensões. “A excelente aceitação no mercado leva em conta atributos como a economia de energia elétrica, precisão e repetibilidade”, acrescenta.

Líder na América Latina no segmento de máquinas de corte e solda para sacolas “camiseta” e sacos blocados, a Polimáquinas lança a POLISAC 700CS, para confecção de sacos plásticos. Com alto padrão em qualidade e tecnologia, o equipamento possui velocidade de até 300 ciclos ou 65 metros por minuto. Equipada com balança, fotocélula, servomotor para transporte e frenagem, a máquina conta ainda com CLP e visor LCD colorido touch-screen para visualização de controle de comprimento, velocidade, quantidade produzida e came eletrônico.

Além da sua linha de moinhos convencionais, a Seibt Máquinas traz os mais novos equipamentos da linha GF, desenvolvidos especificamente para a moagem de garrafas e filmes. De fácil operação e sem oferecer riscos para os operadores, os moinhos possuem bocal com articulação pneumática e acesso ao magazine por sistema mola-gás.

“No Brasil, são os primeiros moinhos com rotor vazado, ou seja, sem eixo central, o que aumenta a capacidade interna da câmara de moagem”, afirma Gilson Müller, analista de exportação da Seibt Máquinas.

Há pouco mais de um ano no Brasil, a Bemax trouxe para o mercado nacional equipamentos de suas representadas, as principais marcas de fabricantes de equipamentos para a indústria plástica de Taiwan. Na Interplast, a empresa expõe periféricos, robôs e uma injetora da marca Shuenn Jaan. A máquina possui estrutura reforçada e utiliza o sistema PRO-E, que assegura alta rigidez e aumenta a vida útil do equipamento. Outras vantagens são a resposta rápida, alta precisão, eficiência e economia de até 70% de energia.

A unidade brasileira da italiana Crizaf apresenta a esteira transportadora com correia em PP. “Os principais diferencias são a maior durabilidade da correia e o sistema exclusivo de vedação lateral que impede o travamento devido a interrupção de peças de pequeno porte ou rebarbas”, comenta Sandro Freitas, diretor geral da Crizaf. “Oferecemos três anos de garantia ao equipamento devido à sua robustez e confiabilidade”, completa.

Desde que entrou no mercado, a Siccus Tecnologia em Periféricos modernizou o processo de secagem e desumificação dos grãos de plástico que, até então, era realizado por métodos convencionais estáticos, provocando o envelhecimento precoce e a oxidação dos grãos. Na Interplast 2012, a Siccus apresenta aos visitantes os seus desumidificadores. Os equipamentos conservam as propriedades físico-químicas dos polímeros, garantem economia de energia e redução do tempo de processo, além de impactarem diretamente na qualidade e resistência do produto final.

A battenfeld-cincinnati, que se apresenta diretamente para seus clientes pela primeira vez, desde sua criação em 2010, traz para Interplast a série de extrusoras solEX de alta perfomance com monorroscas, para extrusão de tubos de PP e PEAD e outputs até 2.200 kg/h. Outra série é a twinEX com dupla rosca paralela para a extrusão  de  perfis de PVC, com outputs até 1.000 kg/h, e para a produção de tubos de PVC, com outputs até 1.700 kg/h. Ambas séries de extusoras já foram testadas e aprovadas em plena produção.

A Piovan, especialista em soluções para a indústria de transformação de polímeros, preparou um sistema completo de dosagem, mistura e transporte de polímeros, em funcionamento no estande. Transportando polietileno linear de baixa densidade, fornecido pela Braskem, o sistema conta com um dosador gravimétrico com quatro estações de dosagem, capacidade de 500 kg/hora, controle touch screen de 8,5″, quatro funis alimentadores independentes com controle por microprocessador Easy² System, um desumidificador compacto da série DS 507 e uma unidade de vácuo para altas capacidades.

Além do sistema, a Piovan traz também o secador, da linha DPA, a ar comprimido, para secagem de materiais higroscópicos. Indicado para desumidificação de pequenos volumes de resina, o equipamento pode ser instalado sobre injetoras ou sopradoras.

Para a edição 2012 da Interplast, a AX Plásticos traz seu mais novo lançamento para laboratórios, a extrusora-sopradora modelo AX16Blow. Equipada com rosca e cilindro de 16 mm de diâmetro e controlada por CLP por meio de IHM (touch screen), a máquina foi desenvolvida com diversos tipos de polímeros e blendas. Além desta novidade, os visitantes que passarem pelo estande da empresa também conhecem a extrusora AX20 Blow-Film, para filme tubular, voltada para laboratórios. “Esse modelo, mais compacto, é controlado por inversor de frequência e tem capacidade de processamento mínimo de 500 g/h”, explica Douglas Amorim Paiva, gerente geral da AX Plásticos.

A multinacional alemã, Bekum, especializada na fabricação de máquinas sopradoras para o mercado transformador de plásticos, estreia na Interplast, com a apresentação da linha de máquinas 100% fabricadas no Brasil. Produzidas conforme os mais rigorosos padrões de qualidade, as sopradoras da Bekum são referência em produtividade, longevidade e resistência ao desgaste e tem capacidade de soprar artigos entre 50 ml e 160 litros, em mono e multicamada. Em seu estande, a empresa vai expor também, peças de reposição para os seus equipamentos.

Serviço
Interplast – Feira e Congresso de Integração da Tecnologia do Plástico
www.interplast.com.br
Data: 20 a 24 de agosto de 2012
Horário: das 14 às 21 horas
Local: Expoville – Joinville/SC – Brasil
Eventos paralelos:
Cintec 2012 Plástico – Congresso de Inovação Tecnológica
EuroMold Brasil – Feira Mundial de Construtores de Moldes e Ferramentas, Design e Desenvolvimento de Produtos

Informações para a imprensa
Messe Brasil – www.messebrasil.com.br – 55 47 3451-3000 – 9911-5501
Simone Hülse Feuser (JP Mtb/SC 00897) – simone@messebrasil.com.br
Tatiane Martins (Mtb/SC 3795) – tatiane@messebrasil.com.br

Fonte: Messe Brasil

 

 
 


somos afiliados: